A gente sempre ouve dizer que um casamento precisa ser planejado com 1 ano ou mais de antecedência. Mas, existem vários motivos para querer organizar um casamento em menos de 6 meses — e, sim, é possível fazer isso. Separamos aqui as principais dicas que você precisa saber para começar a planejar o seu casamento de forma rápida. Confira no vídeo abaixo o que diz o cerimonialista Roberto Cohen sobre como lidar com o planejamento do casamento sem enlouquecer.
Roberto Cohen é um dos mais prestigiados e experientes cerimonialistas do Brasil, e já lidou com muitos casais que querem pensar milhões de vezes em cada detalhezinho da festa. Se desprender desse tipo de preciosismo é importante se você quer organizar um casamento em pouco tempo.
É preciso escolher, é claro, mas você deve ser mais decidido, para garantir que tudo esteja definido a tempo. Para isso, Cohen tem um ótimo conselho: “Coloque-se no lugar de um convidado. Quantas vezes você repararam no lacinho do guardanapo?”. Tendo isso em mente, o planejamento de um casamento em menos de 6 meses fica muito mais fácil.
Depois de respirar fundo e ficar bem tranquila, é hora de colocar a mão na massa. É necessário reservar tudo (espaço, buffet, música, roupas) o quanto antes; para isso, o primeiro passo para planejar um casamento rapidamente é definir quanto você pode gastar com cerimônia e festa.
Se o orçamento permitir, recomendamos a contratação de um cerimonialista ao planejar um casamento em 6 meses. Como esse profissional tem experiência na organização de festas, pode “pegar atalhos” que você talvez não conheça, agilizar contatos com fornecedores e fazer tudo andar mais rápido, como necessário.
Além disso, contar com um cerimonialista no casamento é muito bom para ninguém precisar se preocupar com detalhes, como explica Lica Paludo no vídeo a seguir.
Considerando que a maioria dos casais começa a reservar tudo com antecedência, é bom entrar logo em contato com os fornecedores desejados, afinal eles podem já estar com a agenda cheia para a data. Nesse sentido, ao organizar um casamento em pouco tempo, a primeira coisa que você precisa definir é o local.
A maioria dos espaços para casamentos podem estar reservados nos finais de semana para os próximos 6 meses ou 1 ano. Para garantir o casamento no prazo desejado, tente datas diferentes (como sexta-feira, domingo ou até durante a semana) e horários menos procurados (café da manhã ou almoço).
Ao planejar um casamento em menos de 6 meses, é preciso definir a maior quantidade possível das coisas mais importantes (comidas, bebidas, decoração) em menos de 1 mês, em 4 ou 5 meses antes do grande dia.
Outras coisas não precisam de tanta programação como cabeleireiro e maquiador, que podem ser definidos 2 ou 3 meses antes do casamento. Por isso, nos primeiros dias, foque nas coisas que precisam de mais antecedência.
Para definir o espaço do casamento, assim como a comida, os doces e as bebidas, é preciso saber quantas pessoas vão à festa. Então, essa também é uma das primeiras coisas que você precisa decidir, para organizar um casamento em pouco tempo.
Assim que possível, faça um rascunho da lista para poder seguir com os orçamentos. Depois, você até pode refinar a lista, tirando uma pessoa e colocando outra, mas sem alterar muito o número de convidados. Comunique a seus pais o número de pessoas que eles poderão chamar e não se esqueça de mandar fazer os convites e enviá-los até 3 meses antes do casamento.
Nesse item, você têm duas escolhas, quando for planejar o casamento em 6 meses:
Para entender todos os detalhes da organização de um casamento em 6 meses — e não se esquecer de nada — assista a esta playlist no canal da Joliz no YouTube. Prontos para iniciar os planos?
Fontes: Brides.com, Youtube Joliz.