6 documentos essenciais para a lua de mel

6 documentos essenciais para a lua de mel

Câmera fotográfica, filtro solar, óculos de sol: alguns itens são presença obrigatória na mala para a tão sonhada lua de mel, afinal, depois de tanta correria para ter o casamento perfeito, vocês merecem um período de descanso e diversão ao lado da pessoa amada.

Mas há outros elementos que também são necessários, a exemplo de alguns documentos, e é preciso reservar tempo para deixá-los em ordem e, claro, ter espaço na mala. Separamos uma lista com os documentos essenciais para a sua lua de mel. 

1. Passagens de avião e voucher de hotel

Tão logo vocês saibam o roteiro, comprem as passagens e, se possível, tenham também o voucher do hotel onde ficarão hospedados. Isso pode ser necessário no caso das viagens internacionais, pois costuma-se pedir documentos que comprovem o local da estadia e a aquisição da passagem de volta ao Brasil

Outra dica importante: a passagem deve estar com o nome igual ao do documento, portanto, se optarem pela troca de nome, será necessário atualizar os dados.

2. Certificado de Vacinação

A partir de 2022, a vacina contra a covid-19 deve fazer parte das exigências para viagens internacionais. (Fonte: Shutterstock)
A partir de 2022, a vacina contra a covid-19 deve fazer parte das exigências para viagens internacionais. (Fonte: Shutterstock)

É necessário comprovante de vacinação para viajar para algumas regiões (o de febre amarela é essencial a quem vai para o norte do país, por exemplo).

Ao optarem pelo destino, procurem se informar a esse respeito e, caso se trate de uma viagem internacional, entrem em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse setor emite o Certificado Internacional de Vacinação, que é o documento a ser apresentado no embarque para outros países.

3. Documentos de identificação para a lua de mel

Se a viagem de lua de mel for dentro do Brasil, qualquer documento de identificação oficial com foto servirá, inclusive a carteira de habilitação. Vocês poderão embarcar em ônibus ou avião, fazer check-in no hotel e o que mais for necessário.

Caso o destino da lua de mel seja algum país do Mercosul, vocês conseguem entrar com dois documentos: o RG (desde que ele tenha no máximo dez anos) ou o passaporte. Atenção: nada de carteira de motorista, pois ela não será aceita como documentação.

Se a lua de mel for em um país que não pertença ao Mercosul, o passaporte é um documento essencial para a viagem de lua de mel.

4. Documentos necessários para locar um carro na lua de mel

Para locar carros no exterior, além da CNH brasileira, são necessários cartão de crédito internacional e passaporte. (Fonte: Shutterstock)
Para locar carros no exterior, além da CNH brasileira, são necessários cartão de crédito internacional e passaporte. (Fonte: Shutterstock)

Se vocês desejam alugar um carro no Brasil durante a lua de mel, a carteira de habilitação resolve o problema. Já no exterior, além dela, você precisará do passaporte e de um cartão de crédito internacional com o nome do condutor de, no mínimo, 25 anos de idade.

Se isso estiver nos planos, pesquise com bastante antecedência, saia do Brasil com o valor pago e tenha consigo o voucher da reserva.

5. Visto para a lua de mel

Para entrar em alguns países como os da União Europeia, não é necessário visto. Com passagem e passaporte na mão, pode-se entrar por tempo determinado com o status de turista — em geral, o prazo concedido é de 90 dias.

Em outros casos, é necessário solicitar um visto — para entrar nos Estados Unidos, por exemplo, esse documento custa US$ 160. Por isso, não deixem de pesquisar a política do destino de vocês. Preparem-se para esse custo e lembrem-se de que, em uma viagem a dois, esse valor do documento para a lua de mel é dobrado. 

6. Seguro viagem para a lua de mel

Um seguro viagem é sempre bem-vindo, pois mesmo problemas de saúde simples podem atrapalhar a lua de mel dos sonhos. Por isso, considerem contratar essa opção.

Observem também que diversos países exigem esse seguro para permitir a sua chegada, a exemplo da União Europeia e de Cuba, e esse documento trará mais segurança para que vocês se divirtam sem preocupação na lua de mel.

Pronto, após fazer um checklist com os principais cuidados, ficará fácil planejar a viagem perfeita com quem se ama. Para mais dicas, confira o Blog da Joliz.

Fontes: Santo Studio, Youtube Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados