Entre todas as preocupações e detalhes que envolvem uma festa de casamento, é comum que os noivos deixem passar um ponto muito importante: o piso do local da festa. Este precisa ser pensado de acordo com o estilo dos noivos e as necessidades dos convidados — pisos muito lisos ou disformes podem ser um risco, caso a maior parte dos convidados tenha uma idade mais avançada, por exemplo.
Se vocês nunca pensaram nisso, não se preocupem! Trouxemos seis dicas de como escolher e cuidar do piso da festa de casamento para ajudar o grande dia ficar perfeito.
Prestar atenção no carpete dos salões é necessário para que a decoração fique em harmonia com todo o espaço do casamento. Apostem em lugares com pisos neutros e atemporais, assim fica mais fácil de combinar outros elementos da decoração do casamento.
Flávia de Picciotto Terpins, fundadora da 100% Eventos, em entrevista à Joliz, chama a atenção para os pisos de casamento com carpete estampado. Segundo a especialista, eles podem não combinar com a ideia da festa planejada pelo casal, por isso é melhor evitá-los.
Por mais que possa parecer óbvio, manter a limpeza do piso da festa de casamento é de extrema importância — antes, durante e depois do evento. Cada piso tem suas particularidades, assim, determinados produtos podem funcionar para alguns, mas para outros não.
Uma limpeza de carpete de forma errônea, por exemplo, pode impactar negativamente no dia da festa por mudar o tom do piso do lugar da festa de casamento. Outro caso que demanda atenção são os pisos de madeira, se muito encerados podem se tornar escorregadios. Não podemos esquecer da grama também, que corre o risco de virar lama caso seja regada pouco tempo antes da festa.
A pista de dança é um dos momentos mais legais da noite. É hora de descontrair e comemorar que tudo saiu como previsto. Analisar se o piso do local não trará riscos para os convidados é de extrema importância.
Bebidas podem cair dos copos tornando o chão escorregadio. Nesse caso, o piso de plástico para pista de dança acaba sendo uma boa alternativa, por ajudar a evitar acidentes.
Os tapetes são outro ponto de atenção. Eles não são recomendados para o piso da pista de dança do casamento, pois podem causar escorregões ou tropeços, mas são uma ótima ferramenta para criar divisões de espaços.
É essencial que o piso do local do casamento esteja nivelado. Cadeiras, mesas e outros móveis bambos é tudo o que vocês não querem para esse dia tão especial. Além disso, o piso desnivelado pode ocasionar acidentes para vocês e os convidados.
Preservar o piso do espaço do casamento é muito importante para não ter custo de reparo após a festa. Essa é a hora de lembrar que outros casais poderão utilizar o local para criar momentos tão especiais como o de vocês.
Por isso, atentem-se a todos os detalhes do piso da festa de casamento. Uma festa em uma área livre, por exemplo, pode danificar a grama quando não utilizados os sapatos corretos e até mesmo trazer dificuldades para os convidados se divertirem.
Para os casais que querem fazer a festa ao ar livre, é possível pensar na instalação de um palco, decks de madeira ou na ideia do piso plástico para pista de dança, a fim de evitar problemas na hora da festa.
Fios soltos no chão podem ocasionar acidentes como tropeções e até mesmo um curto-circuito. Por isso, é preciso tomar cuidado com a distribuição do cabeamento durante uma festa e pensar bem uma maneira de escondê-los no piso da festa.
A Joliz se preocupa com todos os detalhes possíveis para deixar esse dia especial da forma como vocês planejaram. Confiram outras dicas em nosso canal do YouTube ou leiam outras matérias em nosso site.
Fontes: Sympla, Joliz.