5 dicas para evitar imprevistos no casamento

5 dicas para evitar imprevistos no casamento

A razão pela qual se planeja um casamento com meses e até anos de antecedência é para evitar qualquer imprevisto, mas os contratempos sempre podem acontecer. Por isso, mais importante que torcer para não haver problemas, é saber como lidar com eventos desagradáveis.

Pensando nisso, preparamos uma lista que reúne dicas práticas para vocês aprenderem a lidar com qualquer imprevisto no casamento, além de saber como evitá-los.

1. Escolham com cuidado os profissionais que participarão do planejamento do casamento 

Antes de fechar um contrato, pesquisem bem sobre o fornecedor. Essa é a melhor forma de evitar problemas no dia do casamento. (Fonte: Shutterstock)
Antes de fechar um contrato, pesquisem bem sobre o fornecedor. Essa é a melhor forma de evitar problemas no dia do casamento. (Fonte: Shutterstock)

A fase de planejamento exige muita pesquisa e é isso que pode evitar crises. A melhor opção é contratar um profissional experiente para ajudar nessa etapa — o que também exige pesquisa. O ideal é conversar com outros casais que já contrataram o mesmo serviço, o que garante a confiança no trabalho do profissional.

Com o apoio do cerimonialista, fica mais fácil selecionar fornecedores transparentes que diminuirão as chances de imprevistos e que, caso ocorram, estejam preparados para dar o suporte necessário. 

2. Organizem um cronograma de casamento para realizar as atividades com antecedência

Com a ajuda de sua assessoria, listem as ações necessárias: degustações, visitas, pagamentos etc. Distribuam os itens e serviços que devem ser contratados ao longo do tempo, criando um cronograma de casamento, mas deixando um “respiro”, pois, caso surja algum problema logístico ou financeiro, pode-se corrigir a tempo.

Essa organização pode evitar aborrecimentos e imprevistos antes e no grande dia.

3. Criem uma pequena poupança para evitar problemas financeiros

Ter uma reserva financeira pode ser vital para resolver questões de última hora. (Fonte: Shutterstock)
Ter uma reserva financeira pode ser vital para resolver questões de última hora. (Fonte: Shutterstock)

Uma coisa que os noivos não costumam ter é dinheiro sobrando: são tantos desejos e sonhos que, em regra, o orçamento é todo comprometido com os detalhes da cerimônia e da festa. Sabemos que a tentação é grande, mas tentem criar uma pequena poupança, a ser usada no caso de algum imprevisto.

Se for possível, finalizem o pagamento de todo o casamento ao menos 3 meses antes e tenham 10% do valor total em um fundo de emergência. Isso deve ser o bastante para resolver eventuais imprevistos.

4. Busquem o cerimonialista sempre que acontecer um imprevisto antes ou durante o casamento

Ninguém deseja problemas e todo o trabalho de planejamento do casamento é feito no sentido de evitá-los. Mas, caso haja algum imprevisto antes ou no dia do casamento, não pensem duas vezes em contar com o apoio do cerimonialista: ele está lá para isso também.

“Os noivos não devem se preocupar no dia, ou não curtirão a festa. É importante deixar a resolução de problemas na mão do cerimonialista”, relata Lica Paludo, profissional com grande experiência na organização de eventos.

E, acreditem: em todo casamento, mesmo naqueles que parecem ter sido perfeitos, esse profissional cuidou de uma série de questões pequenas para que os convidados tivessem essa percepção. Portanto, ainda que seja um sonho em jogo, confiem no cerimonialista contratado.

5. Tenham um “plano B” para possíveis situações que possam surgir no casamento

Aprender com os erros é fundamental, então vejam alguns dos imprevistos mais comuns nos casamentos e se adiantem a eles. Discutam caso a caso com o cerimonialista e vejam se o casamento de vocês está preparado para lidar com: 

  • Chuva: se o casamento tem espaços abertos na cerimônia ou na festa, é fundamental ter um toldo como plano B.
  • Falta de luz: isso pode acontecer sem qualquer aviso, mesmo em um dia sem previsão de chuva. Por isso, caso o local da sua festa não disponha de um gerador, contratem um para ficar disponível. A relação custo-benefício é vantajosa.
  • Primeiros socorros: mantenham nos banheiros um kit farmácia com amenidades, remédios e absorventes. Vale até colocar um desodorante.
  • O padrinho atrasou, passou mal ou se perdeu: peçam ao cerimonialista para orientar a entrada sem um casal.
  • Problemas com a roupa: peçam para o cerimonialista remediar da melhor forma possível e não percam o rebolado, tenha um kit costura a mãos.
  • Alguém quebrou objetos ou louça da festa: utilizem a poupança que já mencionamos para arcar com os custos.

Redobrar a atenção no planejamento do casamento significa ter mais tranquilidade no dia. Assim, vocês têm tudo para o casamento ser perfeito!

Fontes: Youtube, FestaLab.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados