As mesas são um espaço importante da festa de casamento: além de ocuparem a maior parte do salão, é nelas que seus amigos e familiares vão se acomodar durante a maior parte do tempo, ao menos até que uma banda ou um DJ torne a pista de dança o lugar certo.
Seja fazendo sua própria decoração, seja contando com um profissional, o importante é tornar esse local acolhedor. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez dicas maravilhosas para vocês acertarem na decoração da mesa de casamento. Confiram!
Se o seu casamento for diurno e tiver uma pegada mais desconstruída, vale a pena não usar uma toalha e explorar o tampo da mesa, combinando-o com a proposta do grande dia, podendo dar aquele toque de simplicidade que valoriza a composição.
Se ao tirar a toalha vocês acharem que faltou algo, uma boa saída é colocar um trilho no meio da mesa; a própria toalha dobrada pode servir. E, sobre ele, vocês podem acrescentar flores, folhagens e outros elementos de decoração para a mesa de casamento.
Garrafas com mosquitinhos sobre uma bolacha de madeira: essa composição para mesas de casamento é infalível. Simples, barata e elegante, está no rol de itens de decoração que não podem faltar na sua festa. Fica lindo!
Usar porta-retratos na mesa de casamento é uma ótima forma de dar um contorno elegante a algum elemento. Do número da mesa a uma poesia de que os noivos gostem, esse elemento empresta um ar despojado e criativo na medida certa. Apostem nos modelos pequenos e em cores bem claras ou em tons rústicos.
Ótimas na decoração do centro da mesa de casamento, tanto da retangular como da redonda, as folhagens empregam um estilo rústico. Vale a pena variar entre suas diversas espécies e mesclar com suculentas e outras plantas pequenas. Escolham o tom da folhagem de acordo com o tom da madeira, criando uma “quebra” entre tons mais claros e mais escuros.
Para a cerimonialista Lica Paludo, as flores são imprescindíveis na decoração. Mas se engana quem acredita que encher o salão com elas significa acertar na decoração da mesa de casamento. “As flores devem ser dispostas em lugares certos, estratégicos”, comenta. Por isso, na mesa dos convidados, basta uma flor simples e minimalista como o mosquitinho. A ideia é encantar com discrição e dar espaço a outros elementos no arranjo.
A decoração da mesa de casamento pode permitir vários elementos; se for uma mesa grande, cabem dezenas deles. Por isso, é importante que eles sejam generosos entre si, e a juta se comporta muito bem nesse arranjo, pois permite quebrar a cor da toalha e valorizar os elementos a serem dispostos sobre ela.
Além do aspecto simbólico, as chamas da vela iluminam a mesa de casamento e quebram a discrição de elementos com tons mais frios, mas devem ser usadas com cautela na decoração da mesa de casamento. Salpiquem essas luzes ao redor das mesas do salão, mas não permitam que elas disputem o foco dos olhos com outros elementos.
Se as velas não devem brigar com a decoração da mesa de casamento, as lâmpadas chegam com mais liberdade. Por estarem suspensas acima do nível dos olhos e haver um “respiro” entre elas e a mesa, permitem mais ousadia. Ficam especialmente bem quando intercaladas com folhagens, que dão o contraste com a luz.
A lista chega ao fim com um elemento ainda não trabalhado: a cadeira das mesas de casamento. A depender dos demais elementos, vale decorar todas com itens minimalistas ou escolher algumas delas para valorizar o encosto — só na mesa dos noivos, por exemplo.
Fontes: Viva Decora, Youtube Joliz.