Como envolver o noivo na organização do casamento?

Como envolver o noivo na organização do casamento?

O casamento é a união de duas pessoas, e é importante ter isso em mente quando se trata dos preparativos para o grande dia. Muitas noivas acabam decidindo a maior parte dos detalhes, mas nada é tão gostoso quanto compartilhar as decisões com o parceiro. Então, por que não envolver o noivo na organização e tornar o casamento mais participativo?

O ideal é que o casal esteja junto na hora de fazer escolhas importantes e durante as reuniões periódicas com o cerimonialista ou com os responsáveis pela assessoria do casamento. Dessa forma, ambos estarão alinhados com relação ao andamento dos preparativos do casamento, o que vai facilitar na divisão das tarefas faltantes.

  (Fonte: Unsplash)
  (Fonte: Unsplash)

Dicas para envolver o noivo nos preparativos do casamento

Algumas noivas reclamam que o noivo não demonstra tanto interesse pelo planejamento do casamento, mas algumas dicas podem ajudar a tornar todo esse processo mais fácil, levando o casal a um verdadeiro casamento participativo.

1. Tomem as decisões importantes do casamento juntos 

O casamento é de ambos, então é essencial que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. Dessa forma, os dois vão poder se sentir parte desse grande dia e ver seu toque em cada detalhe, desde a escolha do local até as lembrancinhas.

2. Compartilhem ideias e inspirações para o casamento

É importante que vocês estejam “por dentro” das ideias um do outro e saibam do que cada um gosta, para ficar mais fácil chegar a um meio-termo na hora de fazer as escolhas para o casamento. Por isso, compartilhar ideias e inspirações é uma ótima opção.

Que tal criar um grupo no WhatsApp apenas para mandar esses insights?

  (Fonte: Unsplash)
  (Fonte: Unsplash)

3. Escutem a opinião um do outro para a organização do casamento

Às vezes, a noiva pode não gostar de uma ideia ou sugestão feita pelo noivo e vice-versa; mesmo assim, é imprescindível que ambos possam ter a chance de dar sua opinião. Com isso, vocês podem chegar a um consenso a respeito de cada detalhe do planejamento, como um verdadeiro time.

4. Dividam as responsabilidades do planejamento do casamento

A divisão de tarefas é o que torna um casamento participativo, pois a responsabilidade não fica com apenas uma parte do casal; ambos têm seu papel e precisam cumpri-lo para que tudo saia conforme o esperado para o grande dia.

Então, não hesitem em dividir as responsabilidades: deleguem as tarefas.

5. Tenham o controle do orçamento do casamento juntos

Dividir as finanças pode ser algo delicado, afinal às vezes um dos noivos é mais contido que o outro. Entretanto, isso é essencial para que os dois tenham noção dos gastos e possam se planejar sem serem pegos de surpresa com o valor da cerimônia e da festa de casamento.

Como os noivos podem se envolver mais no planejamento do casamento?

Não há uma regra com relação a como os noivos podem participar e colaborar com o planejamento do casamento. Isso é algo muito particular de cada casal. Pode ser que vocês optem por dividir todas as tarefas igualmente, queiram fazer tudo juntos ou que uma das partes fique responsável pela maior parte do planejamento do casamento.

O importante é que vocês façam essa organização das tarefas do casamento participativo de forma que ambos fiquem confortáveis e felizes, sem que ninguém fique sobrecarregado ou exausto.

Muitas noivas gostam de poder tomar a maior parte das decisões, o que não é um problema. Nesses casos, os noivos podem se envolver no planejamento casamento por ajudarem em tarefas como:

  • degustação do buffet;
  • escolha das bebidas;
  • escolha de iluminação, pista de dança, DJ e músicas;
  • controle das finanças;
  • criação do site dos noivos;
  • planejamento da lua de mel;
  • compra das alianças;
  • escolha do presente dos padrinhos;
  • organização de um chá bar.

Esses são só alguns detalhes, mas lembrem-se: o jeito certo de envolver o noivo na organização do casamento é o que funciona para vocês.

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

Fontes: FestaLab.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados