6 dicas para organizar seu chá de panela

6 dicas para organizar seu chá de panela

Só quem organiza um casamento sabe como esse sonho é construído às custas de muita dedicação. Afinal, há uma série de decisões a serem tomadas que envolvem custos e uma logística delicada — justamente no momento em que o casal está se organizando para iniciar uma vida lado a lado. 

O cerimonialista Roberto Alves aponta que mesmo um casamento simples pode exigir um investimento considerável. “Ainda que alguns itens sejam feitos em casa,  há vários elementos necessários. Todo casamento envolve buffet, doces, bebidas, decoração, roupas, buquê, música, foto e vídeo”, lembra o profissional. 

É por isso que os presentes são tão esperados, pois além de ser uma delícia recebê-los, eles são fundamentais na organização da nova casa. O chá de panela é uma tradição que tem por objetivo aproximar os convidados do casal e, de quebra, iniciar a montagem da casa com itens mais simples que os presentes de casamento.

O chá de cozinha é o primeiro momento em que o casal recebe presentes para a casa nova. (Fonte: Shutterstock)
O chá de cozinha é o primeiro momento em que o casal recebe presentes para a casa nova. (Fonte: Shutterstock)

Se você quer saber como organizar o chá de panela, confira a lista abaixo:

1. Comece pela estrutura do chá de panela

Escolha um  local adequado, que comporte o número de pessoas e que esteja disponível na data desejada. Costuma-se agendar o chá de panela de dois a três meses antes do casamento

Uma dica importante: lembre-se que o foco é o casamento. O chá é apenas um “aperitivo” para o grande dia. Então, se o seu casamento for muito luxuoso, faz sentido ter um chá de cozinha mais estruturado. Caso contrário, vale alugar o salão de festas do prédio ou usar o quintal da casa dos pais. Pode ser até mais intimista!

2. Defina as comidas e bebidas do chá de panela

Os chás de panela costumam ser acompanhados de petiscos e de bebidas. Mas tenha foco. Ninguém vai a esse evento com a expectativa de que seja algo muito aprimorado. Em vez disso, foque em um cardápio simples, prático e barato

Quer uma dica? Aproveite para convidar os padrinhos e madrinhas para ajudar na organização do chá de cozinha. Dividindo tarefas e, dependendo da relação entre os casais, também os custos, pode-se organizar uma ótima recepção com facilidade.

3. Convide todos para o chá de panela, até os homens

Quem convidar para o chá de panela? Todos os que serão convidados para o casamento, inclusive os homens. Já foi o tempo em que a cozinha e os demais afazeres domésticos eram responsabilidade das mulheres. 

Os convites do chá de cozinha podem ser físicos ou virtuais. Esta última opção tende a ser mais prática e barata. Aqui na Joliz, você pode fazer o convite para o seu Chá de Panela, personalizar com as informações do evento, compartilhar via Whatsapp, Facebook ou e-mail e receber a confirmação de presença de cada convidado, função muito útil para que vocês possam saber ao certo a quantidade de pessoas que estarão presentes no encontro.

É muito provável que você esteja ocupado com outras atividades do casamento, então rapidez conta muito. E essa é outra tarefa para as quais se pode escalar padrinhos e madrinhas.

4. Considere fazer uma lista de presentes para o chá de panela

Ter uma lista de presente em alguma loja de utilidades domésticas torna mais fácil e organizada a recepção dos presentes. (Fonte: Shutterstock)
Ter uma lista de presente em alguma loja de utilidades domésticas torna mais fácil e organizada a recepção dos presentes. (Fonte: Shutterstock)

A ideia do chá de cozinha é equipar a casa com pequenos objetos que não são cotados como presentes de casamento. Baldes, concha, vassouras, prendedores de roupa, porta-xampu, potes, abridor de latas… vale até o que não é de cozinha!

Uma boa opção é montar uma lista em alguma loja de artefatos domésticos e enviá-la como sugestão junto aos convites do chá de panela. Assim, evita-se o constrangimento de pedir presentes direcionados e que mais de um convidado dê o mesmo item. Além disso, evita o trabalho de trocar algum presente em mais de uma loja.

5. Não se esqueça das lembrancinhas do chá de panela

É de bom tom entregar lembrancinhas na saída do chá de cozinha. Mas, novamente, a ideia é que seja apenas um mimo, para retribuir a gentileza dos convidados. Pode ser um kit docinho, bombons, uma foto do casal. 

Ou seja, a ideia é usar mais a criatividade do que o bolso.

6. Deixe o chá de panela com a cara dos noivos

Tudo encaminhado? Ótimo! Então agora vem a parte mais gostosa. Está na hora de cuidar daqueles pequenos detalhes que vão deixar o chá de cozinha com a cara dos noivos e “apresentar” para os convidados o que eles podem esperar do casório.

Montar uma playlist para deixar rolando durante a festa é uma boa ideia. Uma decoração simples para o chá de panela também pode vir a calhar.

Ah, vale a pena pensar em brincadeiras com os convidados! Será que os pombinhos estão com a história do casal na ponta da língua? Quando foi o primeiro beijo? O início do namoro? E a cor preferida ou o filme predileto do seu amor, será que ambos sabem?

Mais que receber itens de casa, o chá de panela é um ótimo momento para se aproximar de quem se ama e tirar fotos engraçadíssimas. Só não esqueça das medidas de prevenção necessárias durante a pandemia. Com máscara e álcool gel disponível, seu chá de cozinha vai ser maravilhoso!

Fontes: Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados