3 dicas para organizar um Mini Wedding

3 dicas para organizar um Mini Wedding

Se antes da pandemia o mini wedding já era uma ótima opção, agora os casamentos intimistas estão em alta de vez. Afinal, além de minimalista e de ser uma festa mais próxima das pessoas mais importantes para o casal, quanto menor a aglomeração, melhor. 

Ao se ter uma recepção menor (há mini weddings que vão de 50 convidados até algumas dezenas), é possível economizar ou no mínimo trocar a quantidade pela qualidade, como lembra a cerimonialista Lica Paludo. Isso significa que, com o mesmo orçamento, fica mais fácil contratar a banda dos sonhos ou aquele buffet que ganhou o seu coração.

Essas qualidades têm popularizado o mini wedding, que, segundo o cerimonialista Roberto Cohen, sempre existiu, mas tem sido visto como uma aposta ideal por muitos  casais. 

Mas como organizar um mini wedding? O que muda na preparação desse tipo de casamento? 

Confira nossas 3 dicas de como fazer um mini wedding e não deixe de visitar nosso canal no YouTube — tem um material muito bacana com profissionais renomados esperando você!

1. Saiba se o mini wedding é o formato ideal para o seu casamento

Além do porte do evento, um mini wedding apresenta um estilo minimalista. (Fonte: Shutterstock)
Além do porte do evento, um mini wedding apresenta um estilo minimalista. (Fonte: Shutterstock)

Fazer um mini wedding é uma decisão que deve considerar vários aspectos. Este estilo proporcionará mais intimidade e foco nos detalhes, bem como a possibilidade de investir mais em qualidade. 

Além disso, esse modelo é indicado para quem deseja economizar e está disposto, inclusive, a investir no Do it yourself (DIY — “faça você mesmo”). Assim, dos arranjos de mesa aos docinhos do casamento, é mais fácil dar conta da série de detalhes que um casamento exige.

Desse modo, você poderá convidar menos pessoas. Isso muitas vezes é inviável, em razão do tamanho da família, por exemplo. Então pese os prós e contras de escolher esse estilo de casamento, mas, caso opte por esse modelo, não se arrependerá!

2. Seja rigorosa na lista de convidados do casamento

O que define um mini wedding é o número de convidados e um estilo intimista. Ter menos convidados pode parecer um problema, mas a verdade é que isso resolve muitos dilemas comuns. Deixar de convidar os colegas de trabalho fica mais fácil se o critério for convidar apenas a família, por exemplo.

Por isso, tenha foco: quem é de fato imprescindível? Decida quais são as pessoas absolutamente fundamentais para o mini wedding e mantenha essa lista em mente. O seu casamento conseguirá ter mais proximidade entre as pessoas do que as festas tradicionais.

3. Pense no mini wedding como uma estratégia

O tom intimista de um mini wedding pede atenção aos detalhes. (Fonte: Shutterstock)
O tom intimista de um mini wedding pede atenção aos detalhes. (Fonte: Shutterstock)

A partir daí, a organização do mini wedding segue os mesmos passos dos demais casamentos. E, tal como nas festas tradicionais, a ideia é tomar decisões que tragam beleza, economia e eficiência.

Muitas vezes, opta-se por uma chácara, mas uma boa dica é organizar o casamento em um restaurante charmoso — um luxo que uma festa enorme não seria capaz de proporcionar. Nesse caso, resolve-se de uma só vez buffet, bebidas e local, além de se exigir menos decoração, já que o salão já tem uma série de elementos e esse tipo de evento combina com elementos simples.

Você vai notar economia também na hora de contratar foto e vídeo. Em regra, um único profissional é capaz de cuidar de algumas dezenas de convidados. Em um mini wedding, um profissional de cada uma dessas áreas já é o suficiente. 

Outra vantagem vem da festa. Em um mini wedding, bandas pequenas ou DJs com equipamentos simples são capazes de tornar um ambiente comum em uma superbaladinha. E, pelo fato de o público ser menor, pode ser mais fácil apostar em um chope de mais qualidade ou em coquetéis lindos e deliciosos.

Bom, motivos não faltam para optar por este estilo de casamento. Só não se esqueça de contar com uma boa assessoria de casamento. Foque nos detalhes e prepare-se para a emoção!

Veja também:

Mini Wedding: como criar o cardápio ideal para a festa

Fontes: Youtube Joliz, Youtube, Mariée.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados