Buscas encontradas para "Confirmação de presença"
O que significa RSVP?
A sigla “RSVP” é baseada na expressão francesa “Répondez S'il Vous Plaît” que, traduzida para o português, significa “Responda, por favor”. Ou seja, a abreviação é usada em eventos de casamento, pois são eventos onde é essencial pedir a confirmação de presença dos convidados para a organização do evento.
Como pedir para confirmar presença no casamento?
Existem algumas formas de pedir ao convidado a confirmação de presença no casamento. Você pode, por exemplo, usar a nossa funcionalidade de lembretes automáticos via WhatsApp para a sua lista de convidados, com datas programadas de disparo de mensagens.
Além disso, você também pode colocar essa informação no rodapé do convite, direcionando o RSVP à URL do site de casamento. Outra maneira é mandar um lembrete via e-mail, também com o link do site, pedindo gentilmente que os convidados confirmem a presença para ajudar o casal na organização do grande dia.
Como meus convidados confirmam presença?
O processo de RSVP é bem simples: ao entrar no link do seu evento, um pop-up aparece na tela do seu convidado, perguntando se ele poderá comparecer em seu evento.
O convidado possui duas opções: “Vou” ou “Não vou”. Ao selecionar qualquer uma das opções, ele será levado ao restante do formulário de RSVP, com todas as perguntas que foram cadastradas por vocês. Ao finalizar todo o processo, o convidado recebe uma confirmação na própria tela do celular com a mensagem “Missão completada com sucesso” e você será notificado por e-mail e no painel do seu evento sobre a confirmação.
Caso o seu convidado feche o pop-up, para explorar as informações do seu site, ainda há um botão de "Confirmação de presença" em todas as abas.
No caso da confirmação de presença pelo WhatsApp, a única diferença no processo é que o convidado acessa o link do seu site pelo lembrete enviado automaticamente e precisa se identificar (usando o número de telefone) para conseguir finalizar o processo de RSVP.
Como trocar o e-mail que recebe as confirmações?
Toda vez que um convidado confirma presença em seu evento, nós disparamos um e-mail automático te informando sobre essa resposta! Para trocar o endereço de e-mail que recebe as notificações, siga o caminho abaixo:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Data de encerramento de confirmações";
• Escreva o e-mail desejado na caixa de texto abaixo de "Notificações";
• No final, clique em "Salvar alterações" e pronto!
Lembrando que:
• Caso o e-mail não seja alterado, as notificações são enviadas automaticamente para o e-mail da sua conta;
• Você pode desativar as notificações, caso não deseje receber os e-mails automáticos;
• Só é possível colocar um e-mail para receber as notificações;
Posso colocar mais de um e-mail para receber as confirmações de presença?
Só é possível adicionar um e-mail para receber as notificações de confirmações de presença.
Originalmente, o e-mail que recebe as notificações é o mesmo e-mail de criação da conta, mas ele pode ser alterado, seguindo o passo a passo da seção "Como trocar o email que recebe as confirmações?".
Como colocar uma data limite para a confirmação de presença?
Colocar uma data limite para a confirmação de presença é ideal para a organização do casamento! Para configurar essa funcionalidade do seu RSVP, siga o passo a passo:
• Acesse o painel do seu evento;
• Entre na seção “Confirmações”;
• Clique no botão “Configurações”;
• Clique em "Data para encerramento de confirmações";
• Edite os campos com a data e hora desejadas;
• Clique em "Salvar alterações" e pronto!
Feito? Basta salvar as alterações para que a data limite de confirmações de presença seja incluída em seu site de casamento, para que os seus convidados saibam até quando podem responder.
Quais tipos de perguntas posso fazer para meus convidados responderem no RSVP?
Você pode aproveitar o RSVP para pedir informações importantes de seus convidados. São alguns exemplos:
• WhatsApp de contato;
• Restrições alimentares;
• Consumo de bebidas alcoólicas;
• Necessidade de transporte e/ou hospedagem;
• Tamanho de chinelo;
Todas as perguntas podem ser respondidas tanto por convidados, quanto por seus acompanhantes. Pela nossa experiência, vale a pena considerar no máximo 2 ou 3 perguntas-chave! Formulários muito longos tendem a não ter alta taxa de resposta.
Como editar as perguntas para os convidados?
Caso você queira editar as suas perguntas já criadas, siga o passo a passo a seguir:
• Acesse o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Editar perguntas para os convidados";
• Desça a tela até a seção "Perguntas já incluídas".
Agora, você possui três opções:
• Caso queira editar o texto e outras configurações da pergunta já criada, clique no botão do lápis ao lado da pergunta.
• Para excluir alguma pergunta, clique no botão vermelho da lixeira, ao lado da pergunta;
• Por fim, caso queira alterar a ordem das suas perguntas, basta segurar os três tracinhos ao lado esquerdo de cada pergunta e arrastar para a ordem que preferir!
Como escolher e/ou adicionar perguntas para os convidados?
O RSVP padrão da Joliz só exige o nome dos convidados e a resposta ao grupo de idade. Para configurar o seu RSVP com perguntas personalizadas, você pode seguir o passo a passo a seguir:
• Acesse o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Editar perguntas para os convidados";
• Clique em "Criar pergunta".
Pronto! Agora você já pode escrever as perguntas que precisam ser respondidas pelos seus convidados durante a confirmação de presença. Lembre de selecionar:
• O tipo de resposta*;
• Se seu convidado precisa responder essa pergunta individualmente por ele e por cada acompanhante; e
• Se a resposta é obrigatória ou não.
*Os convidados podem responder perguntas de 3 tipos:
• Escolha única: o seu convidado marca uma das opções que você cadastrar como resposta;
• Texto curto: o seu convidado escreve uma resposta de até 50 caracteres;
• Texto longo: o seu convidado escreve uma resposta de até 100 caracteres;
Depois de tudo configurado, basta salvar para que a pergunta seja cadastrada. Repita esses passos quantas vezes for necessário! :)
Como tirar a opção de adicionar acompanhantes?
Você consegue remover a opção dos seus convidados poderem adicionar acompanhantes, para que cada convidado confirme a presença individualmente. Para isso, basta seguir esse caminho:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Limitar acompanhantes";
• Clique em "Não" na opção de "Permitir que o convidado leve acompanhantes?";
• Clique em "Salvar alterações" e pronto!
Como limitar a quantidade de acompanhantes de todos os convidados?
Para definir um número limite de acompanhantes para seus convidados, dê uma olhadinha no passo a passo a seguir:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Limitar acompanhantes";
• Na seção de "Defina quantos acompanhantes serão permitidos por convidado", clique na caixinha ao lado e depois na quantidade que você preferir;
• Clique em "Salvar alterações" e pronto!
Como ativar ou desativar os grupos de idade do meu RSVP?
Além de editar as categorias de idade, você pode escolher se deseja ou não pedir essa informação para os seus convidados. Sabemos que, quanto menor a quantidade de perguntas em um questionário de confirmação de presença, maior é a quantidade de pessoas que finalizam o processo: por isso, caso não seja necessário para o seu evento, desativar os grupos de idade pode ser uma boa opção.
Siga o passo a passo para ativar ou desativar os grupos de idade do RSVP:
• Acesse o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em “Configurações”;
• Clique em “Editar perguntas para os convidados”;
• Clique no botão de liga/desliga ao lado de “Grupo de idade”, para definir se deseja ativar ou desativar os grupos de idade em seu RSVP. Quando o botão está desligado, sua cor é alterada para cinza.
Prontinho!
Como editar os grupos de idade da confirmação de presença?
Você sabia que é possível não apenas editar os grupos de idade, como também adicionar mais grupos? Para fazer isso, siga o tutorial a seguir:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Editar grupos de idade".
A partir desse momento você já pode editar os grupos de idade, para isso basta clicar na caixa de texto e editar o nome do grupo.
Para adicionar um novo grupo de idade, clique em "Adicionar categoria de idade", assim uma nova caixa de texto será criada e você pode também personalizar o nome do grupo.
Viu como é fácil? No final, não esqueça de salvar as suas alterações, ok? 💜
Como funcionam as confirmações de presença pelo WhatsApp?
As confirmações de presença pelo WhatsApp prometem facilitar todo o processo de RSVP!
Ao invés de ligar para cada um dos seus convidados e pedir que eles confirmem presença no seu casamento, você pode cadastrar o WhatsApp de toda a sua lista de convidados e programar mensagens automáticas que fazem esse trabalho por você.
Ao habilitar a funcionalidade, seus convidados recebem lembretes sobre o RSVP, com o limite máximo de 3 lembretes. Ou seja: se um convidado confirmar presença logo que receber o primeiro lembrete, ele não vai receber as outras duas mensagens automáticas.
Você pode selecionar 3 datas diferentes para o envio das mensagens, antes da data do seu evento, que precisam ser espaçadas por pelo menos 5 dias. A configuração padrão de envio das mensagens é de 45, 22 e 10 dias antes da data do evento.
Lembre de cadastrar toda a sua lista antes de programar o envio das mensagens, para que todos os seus convidados possam receber os lembretes de forma correta!
Como ativar/habilitar as confirmações de presença pelo WhatsApp?
Para que você consiga ativar as confirmações de presença via WhatsApp, antes de tudo, é necessário que seu evento obedeça alguns pontos:
• O evento precisa ser presencial e estar atrelado a um endereço válido;
• Ter informações verídicas de cidade e estado;
• A data do evento precisa estar cadastrada;
• Os nomes das duas pessoas que estão casando precisam estar cadastrados no evento;
Para ativar a funcionalidade no seu evento, basta seguir o passo a passo a seguir:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique em "Confirmações de presença pelo WhatsApp", ao final da tela;
• Clique em "Habilitar o envio";
• Adicione seus contatos da forma que preferir e configure as datas de envio das mensagens!
Para entender melhor sobre como adicionar seus contatos e configurar as datas de envio, veja as seções a seguir.
Como informar o número dos meus convidados para receberem as mensagens de confirmação de presença via WhatsApp?
Existem 3 maneiras diferentes de cadastrar o número do WhatsApp de seus convidados, para que eles recebam as notificações sobre o seu evento:
• Cadastro um a um: pode ser feito utilizando o celular ou o computador;
• Cadastro via WhatsApp: pode ser feito pelo celular;
• Cadastro via planilha do Excel: recomendamos que seja feito usando um computador;
Você pode escolher a maneira que achar mais prática!
A quantidade de convidados na sua lista pode influenciar na sua escolha: quanto maior a quantidade, a opção mais prática se torna a via planilha do Excel. Caso você tenha dificuldade com o uso de planilhas, a opção de cadastro via WhatsApp pode ser a melhor escolha para você, desde que você tenha o telefone de todos os seus convidados adicionados nos seus contatos.
Informar os contatos do WhatsApp dos meus convidados por uma planilha do Excel:
Muitos noivos e noivas já estão acostumados ao uso de planilhas durante a organização do casamento: afinal, podem ser utilizadas para organizar os orçamentos de fornecedores, fazer o balanço financeiro e, claro, criar a lista de convidados do evento.
Para que os seus convidados sejam importados com sucesso para o painel do seu evento, você primeiro precisa baixar o modelo de planilha da Joliz:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Adicionar convidado";
• Clique em "Adicionar convidados com um modelo de planilha Excel";
• Clique em "Baixar modelo de planilha".
Ao abrir o modelo de planilha da Joliz, você encontra colunas fixas em que você deve preencher com as informações sobre os seus convidados:
• Nome do convidado;
• Sobrenome (opcional);
• Número do WhatsApp no modelo: +55(DDD)(número do celular);
• Quantidade de acompanhantes permitidos para o convidado;
Após preencher todos os dados de seus convidados, você já pode importar o arquivo em nosso site:
• Na seção “Confirmações”, clique em “Adicionar convidado”;
• Clique em “Adicionar convidados com um modelo de planilha Excel”;
• Clique em "Anexar arquivo da planilha" e selecione a versão final da planilha modelo da Joliz com os contatos de seus convidados;
• Adicionado o arquivo, clique em “Salvar” para importar os seus convidados!
Atualize a página da Joliz e confira se todos os seus convidados foram adicionados corretamente. Depois que finalizar o cadastro de todos os convidados, basta ajustar as datas de envio das mensagens.
Importante: o único formato de planilha aceito para importação de contatos é o modelo original da Joliz e ela deve ser salva no formato xlsx.
Informar os contatos do WhatsApp dos meus convidados por uma conversa no WhatsApp da Joliz:
A segunda forma que disponibilizamos para o cadastro dos convidados é enviar todos os contatos por uma conversa no próprio WhatsApp. Para que dê tudo certo, é necessário seguir o passo a passo:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Adicionar convidado";
• Clique em "Enviar contatos dos convidados pelo meu WhatsApp";
• Coloque o seu número do WhatsApp seguindo o modelo: +55(DDD)(número de celular com o 9 adicional). Por exemplo, o número de atendimento da FestaLab no WhatsApp seria cadastrado como: +5511955718863
Uma mensagem automática será enviada para o seu WhatsApp, para que você consiga cadastrar seus convidados. Agora, você só precisa:
• Clicar no ícone do clipe e em “Contatos”;
• Selecionar todos os contatos que você deseja convidar para seu casamento;
• Enviar seus contatos na conversa;
Feito isso, atualize a página da Joliz e veja se todos os seus contatos foram importados com sucesso! Caso algum contato não tenha sido importado, confira se o telefone realmente possui WhatsApp vinculado e qual foi a mensagem de erro que apareceu em nosso site 😉
Depois que finalizar o cadastro de todos os convidados, basta ajustar as datas de envio das mensagens.
Informar os contatos do WhatsApp dos meus convidados um a um:
Você pode informar os contatos dos seus convidados escrevendo número por número, pelo seu painel do evento. Para fazer isso, siga o caminho abaixo:
• Abra o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Adicionar convidado";
• Clique em "Adicionar um a um";
• Coloque o nome do seu convidado na primeira caixa de texto;
• Adicione o número do seu convidado seguindo este modelo: +55(DDD)(número de celular). Por exemplo, o número de atendimento da FestaLab no WhatsApp seria cadastrado como: +5511955718863
• Defina quantos acompanhantes este convidado pode levar, clique em "Salvar e adicionar outro convidado" e repita a ação com os demais convidados!
Depois que finalizar o cadastro de todos os convidados, basta ajustar as datas de envio das mensagens.
Como configurar a data de envio das mensagens de lembrete via WhatsApp?
A configuração padrão de envio das mensagens via WhatsApp para os convidados é de 45, 22 e 10 dias antes da data do evento. Essas datas podem ser alteradas conforme a sua necessidade, desde que possuam um intervalo de, pelo menos, 5 dias entre cada uma delas.
Para configurar a data de envio das mensagens de lembrete via WhatsApp, siga os passos abaixo:
• Entre no painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Alterar datas para envio de confirmação por WhatsApp";
Configure as datas conforme sua necessidade, para os 3 lembretes de envio. Lembrando que, caso um convidado seja adicionado após o primeiro lembrete ter sido enviado, ele só receberá os próximos 2 lembretes. Por isso, é importante configurar as datas apenas depois de já ter adicionado toda a lista de convidados no site! 💜😉
É possível editar a mensagem e a hora de envio dos lembretes de RSVP via WhatsApp?
Não é possível editar as mensagens e a hora de envio, pois elas são pré-programadas e precisam de autorização prévia pela própria plataforma do WhatsApp.
Como desativar a confirmação de presença via WhatsApp?
Para desativar a confirmação de presença via WhatsApp, siga o passo a passo a seguir:
• Entre no painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Configurações";
• Clique em "Desativar confirmação de presença por WhatsApp";
• Na tela de Mensagens de WhatsApp para confirmação de presença, clique novamente em "Desativar confirmação de presença por WhatsApp";
• Clique em "Sim, quero desativar" e pronto!
Como posso adicionar um convidado que não conseguiu confirmar presença sozinho no meu site de casamento?
Sabemos que nem todos estão familiarizados com o uso de ferramentas digitais e, por mais intuitivo que o processo seja, podem ter dificuldades em realizar a confirmação de presença. Caso você queira confirmar a presença por um convidado com dificuldades, você pode seguir o passo a passo:
• Acesse o painel do seu evento;
• Entre na seção “Confirmações”;
• Clique em "Adicionar convidado";
Preencha as informações sobre o convidado e pronto! A presença do seu convidado será confirmada com sucesso em sua lista.
Como alterar o status de algum convidado?
É muito simples alterar o status de um convidado pelo painel do seu evento. Para fazer isso, tente seguir o caminho a seguir:
• Entre no painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique no botão de lápis ao lado do nome do convidado;
• Altere o status clicando em "Vai" ou "Não vai", embaixo de "Presença";
• Caso queira alterar mais algum dado sobre a confirmação do convidado, agora é o momento certo!
• Por fim, clique em "Salvar alterações" e pronto!
Como faço para excluir as confirmações de presença?
Se você deseja excluir a confirmação de algum convidado em seu site de casamento Joliz, siga esse caminho:
• Abre o painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique no botão de lápis ao lado do nome do convidado que deseja excluir;
• Aperte no botão “Excluir convidado” (botão vermelho);
Pronto! O seu convidado não vai mais estar na lista.
Como faço para ver as confirmações de presença do meu evento?
É muito fácil acompanhar quem já confirmou presença no seu evento! Para encontrar o seu painel de confirmações, siga os passos abaixo:
• Faça login no site da Joliz, usando o seu e-mail de cadastro;
• Clique no evento que deseja ver as confirmações;
• Clique na seção “Confirmações”;
A partir desse momento, já é possível ver todos os convidados que confirmaram presença no seu evento. Você pode visualizar as confirmações em ordem cronológica ou alfabética, basta ordenar da forma que preferir.
Como baixar a lista completa com as confirmações de presença?
Caso você queira a sua lista completa de confirmações de presença para enviar para sua assessora/cerimonialista ou para controlar a portaria no dia do evento, você consegue baixá-la em formato PDF! Para fazer isso, tente seguir o caminho abaixo:
• Entre no painel do seu evento;
• Clique na seção “Confirmações”;
• Clique em "Baixar lista";
• Caso você esteja baixando a lista pelo seu celular, o documento em PDF aparece na aba de “notificações”. No computador, você precisa clicar no botão de download com uma seta para baixo para salvar a lista no seu dispositivo (a pasta padrão é a pasta Downloads).
Prontinho! Agora você pode imprimir e utilizar a sua lista no grande dia!