RSVP: O que significa e como usar no convite?

RSVP: O que significa e como usar no convite?

Vocês podem já ter recebido um convite de casamento com RSVP. Mesmo sem saber o significado exatamente, entende-se, intuitivamente, que se trata da necessidade de confirmar a presença no evento, mesmo porque, em geral, a sigla acompanha uma data e um pedido de retorno sobre a confirmação.

Mas, afinal, o que RSVP significa? Como usá-lo no casamento para que os convidados confirmem a presença? E por que isso é tão importante?

Qual o significado de RSVP?

O termo se remete a uma expressão francesa, mas os noivos podem optar por inseri-la e explicá-la por meio de um pequeno texto. (Fonte: Faizal Ramli/Shutterstock)
O termo se remete a uma expressão francesa, mas os noivos podem optar por inseri-la e explicá-la por meio de um pequeno texto. (Fonte: Faizal Ramli/Shutterstock)

RSVP é uma abreviatura da frase Repondez, s’il vous plaît, que, em tradução livre, significa “responda, por favor”. A ideia é simples: o convidado deve confirmar se irá ou não ao evento.

A sigla é muito usada em países anglo-saxônicos, mas em países de língua latina, como o nosso, acaba-se emprestando o termo para o mesmo uso. Cabe aos noivos decidirem se usarão o RSVP no convite de casamento ou se escreverão um pedido de confirmação em português mesmo, para não ter erro — também é possível fazer ambos, claro.

Uma dica: caso a lista inclua pessoas que residem em Portugal, vocês podem personalizar a confirmação desse grupo usando a sigla RSFF: Responda Se Faz Favor. Afinal, é assim que os portugueses pedem gentilmente aos convidados que confirmem a presença em um casamento.

Por que é importante usar o RSVP no convite de casamento?

O RSVP é fundamental porque, no caso de algum convidado faltar, pode-se chamar outra pessoa importante para o casal. (Fonte: Gekko Gallery/Shutterstock)
O RSVP é fundamental porque, no caso de algum convidado faltar, pode-se chamar outra pessoa importante para o casal. (Fonte: Gekko Gallery/Shutterstock)

A confirmação dos convidados e o RSPV são fundamentais para a organização do casamento por razões financeiras e logísticas.

Em termos financeiros, a preocupação é elementar: quem está planejando um casamento sabe que, às vezes, o orçamento é como um lençol curto. Para incluir uma banda, deixa-se o bar de fora; para se ter mais flores, é preciso abrir mão de docinhos mais caprichados. 

Mas as decisões mais difíceis são relacionadas à lista de convidados. Em quase todos os casamentos, há mais pessoas para convidar do que a realidade permite, razão pela qual alguns cortes são inevitáveis. Por isso, se alguém faltar no casamento e não avisar em tempo hábil, deixa-se de convidar outro familiar ou amigo querido.

Já em termos logísticos, a ideia do RSVP é permitir que o casamento seja organizado de forma harmônica, para que tudo corra bem. Por exemplo: se uma família de cinco pessoas faltar e não avisar a tempo, uma mesa ficará com metade dos lugares vazios. Meio chato, não é? Isso pode ser especialmente ruim no caso se os noivos preferirem estabelecer lugares determinados para cada convidado. 

Como pedir para os convidados confirmarem presença no casamento?

O site da FestaLab permite que os convidados recebam o convite virtual e confirmem online. (Fonte: FestaLab/reprodução)

Bom, agora que vocês já conhecem o significado e a importância do RSVP, está na hora de dicas práticas sobre as confirmações de presença do casamento. 

  • Contem com algumas ausências: imprevistos de diversas ordens podem acontecer e, por mais atenciosos que sejam os convidados, é possível que alguns deles faltem sem tempo hábil para avisar. Se isso ocorrer com até 10% da lista, considere como algo normal.
  • Peçam a confirmação de presença no convite e usem a sigla RSVP: quem sabe o convidado vê a sigla e entende a necessidade de confirmação, mas não deixe de escrever em português que é fundamental confirmar a presença. Uma boa dica é colocar um cartãozinho à parte anexado ao convite, para ter um espaço a mais para escrever e chamar a atenção dos convidados.
  • Estabeleçam uma data limite para a confirmação: definam uma data limite de confirmação de presença que seja ao menos 3 meses antes do casamento. Isso permitirá que, caso surjam vagas, vocês possam chamar outros convidados sem parecer que eles são um “plano b”, pois eles merecem ser convidados com toda a pompa a que têm direito.
  • Peçam a(ao) cerimonialista que concentre as confirmações de presença: muitas vezes, os convidados ficam sem jeito de dizer aos noivos que não irão à festa. É mais fácil para eles negar o convite diante de um profissional, com quem não têm relação afetiva.
  • Façam um RSVP online: aqui, no site da Joliz, existe uma série de modelos de convite que permitem uma confirmação online. Além disso, eles fazem parte do site do casamento, no qual é possível inserir a lista de convidados e de presentes, gerenciando tudo de forma integrada.

Com alguns cuidados simples na hora de pedir a confirmação de presença dos convidados do casamento, não tem erro: a festa será muito bem organizada e inesquecível! 

Fontes: Joliz.

Posts relacionados

Joliz © 2021 - Todos os direitos reservados