A entrada da daminha e do pajem em uma cerimônia de casamento é sempre muito especial, afinal antecede os momentos mais emocionantes do dia: a entrada da noiva e a entrega das alianças. Além de ser, é claro, um dos atos mais fofos da celebração.
A quantidade de crianças, a ordem para a entrada delas e até mesmo suas funções pode ser um tópico um pouco confuso para os noivos. Por isso, produzimos este conteúdo especial para tirar algumas dúvidas sobre a daminha e o pajem de casamento.
Lembrem-se da formação básica ao escolher a quantidade de crianças para serem daminhas e pajens: duas crianças jogando flores antes da entrada da noiva e duas crianças levando as alianças até o altar. Mas essa forma de cortejo é apenas uma sugestão.
Antes de tomar essa decisão, é preciso levar em conta o espaço no qual vocês vão se casar. Não existe uma regra, mas para a cerimônia religiosa algumas igrejas definem limites na quantidade de crianças e a ordem de entrada de cada uma delas.
Normalmente, duas crianças (podem ser duas daminhas ou dois pajens ou uma daminha e um pajem) antecedem a entrada da noiva. Por um bom tempo, elas ficaram conhecidas como floristas, pois jogavam pétalas pelo corredor, a fim de formar um caminho florido entre os noivos. Já a outra dupla entra em outro momento da celebração, carregando as alianças.
Em geral, as crianças escolhidas para serem daminhas e pajens são aqueles primos ou sobrinhos fofos. O ideal é que o casal tenha afinidade com as crianças, já que a escolha ficará eternizada nas fotos e nas lembranças.
Além disso, é legal lembrar que é um momento de grande exposição, por isso a dica é não escolher uma criança tímida ou muito nova para ser o pajem ou daminha do casamento. “Criança é uma loteria, porque vai muito do dia. Se ela está mal-humorada, não vai entrar, não existe pirulito que a faça entrar em uma igreja ou em qualquer outro lugar. Tem que saber lidar com o momento”, explicam as meninas da Boutique de 3, assessoria em eventos.
O ideal é que as daminhas e pajens se vistam de acordo com a linha de estilo do casamento: rústico, clássico, boho, moderno…
Fontes: Joliz.