A tradição de se casar na igreja continua em alta e é uma das partes mais importantes do evento para boa parte das famílias e dos casais. Tanto é verdade que as agendas das paróquias e igrejas para a realização de cerimônias são bastante concorridas e, para conseguir a data tão desejada, é preciso marcar com muita antecedência.
Independentemente de ser na catedral da cidade ou em uma pequena capela, vocês podem imprimir o seu estilo no hall de entrada, corredores e altar da igreja.
Confiram a seguir, algumas dicas de decoração de igreja para o casamento.
Embora algumas restrições sejam comuns a todas as igrejas, cada local conta com regras próprias para a decoração do casamento, que levam em conta o tamanho e a arquitetura da edificação e entre outros fatores.
Antes de idealizar a decoração de casamento na igreja que vocês desejam, conversem com o responsável para descobrir o que, de fato, está permitido. Alguns locais contam com um decorador próprio para a organização das cerimônias.
É comum as igrejas proibirem itens que podem ser um risco à segurança da construção como, por exemplo, o uso de velas e castiçais. Mudar a disposição de bancos e cadeiras também pode não ser permitido, pois descaracteriza o ambiente.
Quando há mais de uma cerimônia marcada para o mesmo dia, é comum que se peça aos noivos que usem a mesma decoração de casamento na igreja. Isso porque, entre as cerimônias, é muito provável que não haja tempo de mudá-la. Nesses casos, será preciso entrar em contato com os outros casais para se chegar a um consenso e dividir as despesas.
Para que não existam desavenças, o ideal é optar por um estilo mais tradicional de decoração de igreja para casamento, para que seja do agrado de todos os envolvidos. Rosas, lírios e folhagens são opções que nunca falham.
Algumas igrejas são tão bonitas que uma decoração de casamento exagerada pode “pôr tudo a perder”. Aproveite para incorporar os elementos originais do espaço como vitrais, pinturas e outros elementos decorativos no projeto de vocês.
Não é recomendado, e muitas igrejas inclusive proíbem, que a decoração escolhida cubra as paredes e o altar. Se o ambiente for mais rústico, algo muito rebuscado talvez possa destoar demais do cenário. Construções mais clássicas, por outro lado, podem não combinar com algo muito moderno.
O horário também pode influenciar o estilo da decoração de igreja para o casamento. Para cerimônias que ocorrem durante o dia, uma decoração mais simples com prevalência de cores claras é o recomendado. À noite, a escolha pode ser um pouco mais sofisticada.
Para garantir o bem-estar e o conforto de todos que participam da cerimônia, é importante evitar arranjos muito altos ou volumosos que impeçam os convidados de enxergarem os noivos durante a cerimônia.
Flores e velas com perfume muito forte, tapetes em que os convidados possam tropeçar e outros elementos que prejudiquem o movimento e o deslocamento de quem está presente também devem ser descartados.
Lembrem-se de que, por mais que uma decoração de igreja bonita seja importante para garantir a beleza e o clima do casamento, a atração principal do evento são sempre os noivos.
Segundo a cerimonialista Lica Paludo, uma cerimônia ou uma festa não tem como dar errado, desde que ela seja verdadeira. “Para emocionar de verdade, tem que sair do coração, não só do profissional, mas principalmente dos noivos”, ela explicou.
Fontes: Joliz, ClicRBS, Bridal Notes, Top Wedding Sites.